quarta-feira, 26 de março de 2008

Como somos gregários

A chegada a umo novo local, com novas pessoas, novo ambiente e as correspondentes regras não é fácil. Temos a necessedidade de criar os nossos territórios e protegermos a nossa pessoa e criarmos uma imagem que nos espelhe.

Em locais isolados e desconhecidos com algum risco associado esta atitude tem de ser doseada para que se posam criar as pontes de contacto que nos permitam deixar o isolamento e fazer algo em comum, ter assuntos de conversa, ajuadar outros a crescer.

 IMG00488 A deslocação a Angola e à base foi um destes c asos. o propósito era formar as pessoas na utilização de uma nova ferramenta de gestão de projecto que a empresa adquiirira e que era exigida por alguns dos trabalhos que realizam. Mais de metade das pessoas a que se destinava a formação nunca tinham visto ferramentas similares, mas estavam envolvidas em processos de trabalho a que estas ferramentas se destinam. Foi assim mais fácil estabelecer contacto já que em grande parte falávamos a mesma linguagem.

IMG00499O grupo era composto na sua maioria por pessoas já há algum tempo deslocadas e, assim, já habituadas às condições. Os poucos que tinham chegado há menos tempo foram aqueles com que me senti mais adaptado, já que tinham problermas similares de adaptação e me ajudavám a ocupar os muitos tempos mortos.

Até li o livro que um deles acabara de escrever. História ligeira e com boas descrições das personagens. Talvez lhe mudasse o final, mas bom para passar o tempo.

Sem comentários: