terça-feira, 28 de abril de 2009

A praia de Bilene e o regresso

A primeira visita a Moçambique teria de ser culminada por um evento que ficasse na memória. Viajámos para o Norte para a província de Gaza para conhecer a célebre praia do Bilene.

IMG_3865 A verdade é só uma – valeu a pena a viagem e o pouco tempo que lá pudemos ficar. Imaginem uma lagoa de águas transparentes que liga para o mar sempre que a chuva é demasiada e a faz ultrapassar o nível do mar. Desta forma mantem-se límpida, transparente e semi-salgada.

Foram duas horas e meia de viagem pela Nacional 1, que percorre Moçambique do maputo até ao Norte e se encontra num razoável estado de conservação. Chegámos antes do almoço e a primeira coisa que fizemos foi escolher a comida – mariscadas para dois!

Depois tratámos de atravessar a lagoa para irmos até ao mar e darmos uns mergulhos em condições. O barco arranjou-se, mas a gasolina só apareceu depois de termos acordado o valor da viagem e as condições de transporte. É África!

Imagem no mapa

Lá arrancámos também na perspectiva de ir visitar as tartarugas de mar que desovam e vivem nos primeiros tempos de vida na praia do Bilene. IMG_3869

O mar era oceânico com ondas grandes e fortes e água quente. Mesmo como eu gosto para levar umas porradas do mar e saltar e mergulhar. Assim, si9nto-me fresco.

Os meus companheiros acagaçaram –se e forma para uma piscina entre as rochas onde o mar estava mais manso.

IMG_3890 Bons mergulhos e duas horas a apanhar o sol nas costas – característica de quem se encontra virado na direcção opsta à das nossas praias oceânicas.

A seguir regressámos no mesmo «ferry» e fomos almoçar porque já estavam à nossa espera. Aqui, o prioblema que se pôe nas viagens é chegar antes de anoitecer de todo à cidade. Continua a haver alguma insegurança e banditismo na estrada. Não vale a pena tentar a sorte.

Depois de almoço, fomos fazer as últimas compras de artesanato que podíamos fazer ainda em Moçmabique. No dia seguinte, muito cedo arrancávamos para o aeroporto para o regresso a Portugal.

As fotos do Bilene estão aqui.

Sem comentários: