sexta-feira, 25 de junho de 2010

Onde está todo o dinheiro!

Já todos sabemos que a crise que atravessamos se caracteriza por uma enorme falta de liquidez. Há até algumas soluções simplistas que dizem que andamos a gastar muito e que agora temos de pagar. A economia toda, de todo o mundo, habituou-se a gastar tudo o que queria, pedia um empréstimo e lá ia pagando em 5, 10, 15 … anos.

Se tudo estiver a funcionar, há quem construa casas e há quem as quer comprar e tudo se arranja e há alguém a pagar o dinheiro emprestado para as construir. Só que, de repente, já não há mais dinheiro para fazer mais. E, pior, as pessoas pensam 3 vezes antes de comprar.dolar

Só este cantinho deve ter umas 100.000 casas novas, feitas por construtores que pediram emprestado a bancos e que agora devem ser vendidas para os bancos receberem o dinheiro e pagarem aos outros bancos que lhes emprestaram a eles. Uma confusão, não é? Mas uma confusão que deve custar para aí, em Portugal, uns 10 biliões de euros (100.000 casas a um preço médio de 100.000 €).

E estamos a falar só da construção civil, há os carros, o crédito ao consumo, o Estado que gasta sempre o que não tem e, as empresas, que têm de recorrer ao crédito para continuarem a funcionar e muitas vezes para pagar o que já devem.

Esta é uma imagem da espiral em que nos encontramos e que é difícil perceber para onde nos conduz.

Com algumas poucas contas de algibeira, conseguimos por alto chegar à conclusão que a banca portuguesa, na sua actrividade de financiamento da economia, deve estar exposta aì com uns 600 biliões ao exterior através de crédito solcitado. Pouca coisa! Só 3 Produtos Internos Brutos.

LQ

Sem comentários: